APRENDA A SER MASCULINO ": LEITURA DRAMATIZADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE MASCULINIDADES NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37135/chk.002.17.03

Palavras-chave:

Lectura teatralizada, Esmeraldas, herramienta educativa, masculinidades, artes escénicas

Resumo

Este artigo analisa “Aprenda a ser homem”, título de uma leitura dramatizada que circulou pelas salas de aula da Universidade Técnica “Luis Vargas Torres” de Esmeraldas entre março e setembro de 2017. Uma ferramenta educacional inovadora que já existia cerca de 200 alunos das carreiras de Serviço Social, Sociologia e Turismo, pertencentes à universidade pública de Esmeraldas e antes 40 agentes da Polícia de Esmeraldas. Este estudo tem como objetivo coletar essa experiência educacional focada em como, a partir de uma leitura dramatizada, é possível dialogar sobre masculinidades para gerar mudanças nos comportamentos típicos de uma masculinidade violenta. As técnicas de pesquisa aplicadas foram o grupo focal, realizado logo após a leitura dramatizada em sala de aula, e a observação participante. Os resultados determinaram que esse formato artístico desperta a curiosidade do corpo discente e os convida a refletir a partir das artes cênicas sobre como os valores culturais hegemônicos limitam o homem, impondo-lhe uma forma única de desenvolver sua masculinidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Tatés Anangonó, Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Amawtay Wasi, Ecuador

    Carrera de Lengua y Cultura

Referências

Acosta, A. (2012). Breve historia económica del Ecuador. Quito, Ecuador: Corporación Editora Nacional.

Andrade, X. y Herrera, G. (2001). Masculinidades en Ecuador. Quito, Ecuador: Editorial Flacso.

Badinter, E. (1993). XY, la identidad masculina. Bogotá, Colombia: Noma.

Boal, A. (2015). Juegos para actores y no actores. Barcelona, España: Alba.

Brown, R. (1989). Pillo Buena Gente. [Grabada por A. Montañez]. En The Best 55 años de historia. Andy Montañez [CD]. (2017): Medellín, Colombia: Codiscos S.A.S.

Calvo, E. (2006). Máscaras masculinas, héroes, patriarcas y monstruos. Barcelona, España: Anagrama.

Cornago, O. (septiembre de 2009). ¿Qué es la teatralidad? Agenda Cultural Alma Mater. Recuperado de https://revistas.udea.edu.co/index.php/almamater/article/view/2216/1788

Cornut, G. (2010). La voz. México DF, México: Fondo de Cultura Económica.

Fernández, J. (2008). Pedagogía del humor. En A. Rodríguez (eds). El valor terapéutico del humor (pp. 65-92). Bilbao, España. Desclée De Brouwer.

Ferrer, V. y Bosch, E. (2013). Del amor romántico a la violencia de género. Para una coeducación emocional en la agenda educativa. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación de Profesorado, 14(1), 105-122. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/567/56726350008.pdf

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2008). Metodología de la investigación. México D.F., México. Editorial Ultra.

Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. (2019). Encuesta Nacional sobre Relaciones Familiares y Violencia de Género contras las Mujeres – ENVIGMU. Quito. Ecuador: INEC.

Kaufman, M. (2002). Rompiendo los nexos entre masculinidad y violencia. En A. Rincón (eds). Congreso Internacional: Los hombres ante el nuevo orden social (pp. 123-134). Bilbao, España: Industrias Gráficas Marcal.

Krishnamurti, J. (1950). La educación y el sentido de la vida. Recuperado de: http://www.jiddu-krishnamurti.net/es/educacion-y-significado-vida/

La Hora. (23 de mayo del 2019) Embarazo o los estudios, reto de las adolescentes. La Hora. Recuperado de https://www.pressreader.com/ecuador/la-hora-esmeraldas/20190523/281487867817142

Lozano, R. (2016). Cuerpos para el conocimiento y escenas pedagógicas. En E. Fediuf y A. Prieto (eds). Corporalidades Escénicas (pp. 149-159). Veracruz, México: Universidad Veracruzana.

Pavis, P. (1998). Diccionario del Teatro. Barcelona, España: Paidós.

Rahier, J. (1999). Mami qué será lo que quiere el negro. En E. Cervone y F. Rivera (eds). Ecuador Racista. Imágenes e Identidades (pp. 73-110). Quito, Ecuador: Flacso.

Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo. (2014). Estrategia Nacional para la Igualdad y la Erradicación de la Pobreza. Quito-Ecuador. Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo.

Unfpa. (2020). Consecuencias socioeconómicas del embarazo en adolescentes en Ecuador. Implementación de la metodología para estimar el impacto socioeconómico del embarazo y la maternidad adolescentes en países de América Latina y el Caribe – Milena 1.0. Quito-Ecuador. Fondo de Población de las Naciones Unidas.

Urbina, J. (2019). Fundamentación del Laboratorio de Ciencias Sociales como medio didáctico de aprendizaje. Revista Estudios Culturales, 12(23), 169-183. Recuperado de http://servicio.bc.uc.edu.ve/multidisciplinarias/estudios_culturales/num23/art10.pdf

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA

Como Citar

APRENDA A SER MASCULINO ": LEITURA DRAMATIZADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE MASCULINIDADES NA SALA DE AULA. (2022). Chakiñan, De Ciências Sociais Y Humanidades, 17, 57-69. https://doi.org/10.37135/chk.002.17.03

Artigos Semelhantes

1-10 de 156

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.