A LINGUAGEM, ESSE DISPOSITIVO QUE NOS FAZ COMUNIDADE: LEITURA-ESCRITA-ORALIDADE (LEO), MEMÓRIA E JUSTIÇA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37135/chk.002.17.02

Palavras-chave:

Lenguaje, comunitario, memoria, justicia social, LEO

Resumo

O objetivo deste artigo de discussão é expor a linguagem como um dispositivo cultural que promove formas de organização comunitária, uma vez que o conhecimento, o poder e a subjetividade são desafiados por meio de linguagens de leitura política que respondem aos valores e princípios da comunidade. Dessa forma, o que é comunal vinculado a processos de educação da leitura que envolvem a memória com o intuito de justiça social contribui para a consolidação de sociedades democráticas radicais. O desenvolvimento deste trabalho localiza-se no programa de ação / pesquisa das bibliotecas de Abya-Yala: sociedades e culturas do Sul, e especificamente na linha Bibliotecas, leituras, escritos e oralidades. Metodologicamente, o artigo faz uso de uma análise teórico-documental que, por meio de uma leitura crítica, fundamenta a linguagem em referenciais abrangentes que ampliam seu olhar para as Ciências Humanas e Sociais, tomando diversos referenciais teóricos contemporâneos como Zambrano, Bértolo, Therborn, Escobar, Butler, Fraser, entre outros. Por fim, é apresentada uma série de alternativas que posicionam a linguagem em relação ao ensino da leitura como oportunidade de acontecimentos no mundo da vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalia Duque Cardona, Universidad de Antioquia, Colombia

    Profesora e Investigadora del Grupo Información, Conocimiento y Sociedad y Coordinadora del Grupo de Investigación Diverser. Universidad de Antioquia, Escuela Interamericana de Bibliotecología, Antioquia, Medellín, Colombia.

Referências

Álvarez, D. y Naranjo, G. E. (2003). Exploración de las relaciones entre la lectura, formación ciudadana y cultura política: una aplicación a las propuestas de formación ciudadana de las escuelas de animación juvenil (Medellín) (Tesis de maestría). Universidad de Antioquia, Colombia.

Bértolo, C. (2017). La cena de los notables. Bogotá, Colombia: Babel. Bibliotecas A La Calle. (2021). Hablemos del elefante en la sala. Recuperado de http://www.bibliotecasalacalle.org/uncategorized/hablemos-del-elefante-en-la-sala/

Bossié, F., Pesclevi, G. y Salvador, C. (2015). Libros que muerden: una colección que resplandece. IV Jornadas de Intercambio y Reflexión acerca de la Investigación en Bibliotecología, 29-30 de octubre de 2015, La Plata, Argentina. En Memoria Académica. Recuperado de

http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.5393/ev.5393.pdf

Butler, J. (1997). Lenguaje, poder e identidad. Madrid, España: Síntesis.

Butler, J. (2020). La fuerza de la no violencia. Bogotá, Colombia: Paidós.

Deleuze, G. (1990). ¿Qué es un dispositivo? Michel Foucault, filósofo. Barcelona, España: Gedisa.

Duque, N. (2018). La incidencia de la biblioteca en la reducción de las desigualdades sociales: hallazgos y caminos a seguir. Códices, 14(1), 79-113.

Duque, N. (2019). La incidencia de la biblioteca en las desigualdades sociales: aportes epistemológicos a una Bibliotecología y Ciencia de la Información Latinoamericana. Medellín, Colombia: Fondo Editorial Biblioteca Pública Piloto. Escuela Interamericana de Bibliotecología.

Escobar, A. (2016). Autonomía y diseño: La realización de lo comunal. Popayán, Colombia: Universidad del Cauca.

Fraser, N. (2008). Escalas de justicia. Barcelona, España: Herder.

Mouffe, C. (1999). El retorno de lo político: comunidad, ciudadanía, pluralismo, democracia radical. Barcelona, España: Paidós Estado y Sociedad.

Sancho, J. (2020). Toni Morrison: Discurso de aceptación Premio Nobel 1993. Carátula. Recuperado de www.caratula.net/hoja-de-ruta-edicion-99/?fbclid=IwAR1U6CsE3m7iEV7F1wSOuU22ow6fd8euhXwfhHyNK5nmGa1i1cCE8ihc5S4

Therborn, G. (1987). La ideología del poder y el poder de la ideología. Madrid, España: Siglo XXI.

UNESCO. (2020). Inclusión y educación: todos y todas sin excepción. Recuperado de https://es.unesco.org/gem-report/LAC2020inclusion

Zambrano, M. (2019). Claros del bosque. Madrid, España: Alianza.

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA

Como Citar

A LINGUAGEM, ESSE DISPOSITIVO QUE NOS FAZ COMUNIDADE: LEITURA-ESCRITA-ORALIDADE (LEO), MEMÓRIA E JUSTIÇA SOCIAL: . (2022). Chakiñan, De Ciências Sociais Y Humanidades, 17, 40-56. https://doi.org/10.37135/chk.002.17.02

Artigos Semelhantes

151-160 de 198

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.