APRENDA A SER MASCULINO ": LEITURA DRAMATIZADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE MASCULINIDADES NA SALA DE AULA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Responsabilidade dos autores:
São responsáveis pelas ideias e dados recopilados nos manuscritos, pela fidelidade da informação, pela correção das citações, pelos direitos para publicar qualquer material incluído no texto pela apresentação do manuscrito no formato requerido pela Revista (arquivo web). Um manuscrito enviado a CHAKIÑAN não deve estar publicado com anterioridade, nem mesmo haver sido apresentado da mesma forma a outro meio de publicação.
Direitos do Autor:
Os artigos publicados não comprometem necessariamente o ponto de vista da REVISTA CHAKIÑAN. A revista se alinha a política da licencia de Creative Commons Reconocimiento-No comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Cada autor conserva o direito sobre o artigo pulicado na Chakiñan.
Declaração de privacidade
Os dados pessoais e endereços de e-mail inseridos nesta revista serão usados exclusivamente para os fins declarados na publicação e não estarão disponíveis para nenhum outro objetivo ou pessoa
Como Citar
##plugins.generic.shariff.share##
Referências
Acosta, A. (2012). Breve historia económica del Ecuador. Quito, Ecuador: Corporación Editora Nacional.
Andrade, X. y Herrera, G. (2001). Masculinidades en Ecuador. Quito, Ecuador: Editorial Flacso.
Badinter, E. (1993). XY, la identidad masculina. Bogotá, Colombia: Noma.
Boal, A. (2015). Juegos para actores y no actores. Barcelona, España: Alba.
Brown, R. (1989). Pillo Buena Gente. [Grabada por A. Montañez]. En The Best 55 años de historia. Andy Montañez [CD]. (2017): Medellín, Colombia: Codiscos S.A.S.
Calvo, E. (2006). Máscaras masculinas, héroes, patriarcas y monstruos. Barcelona, España: Anagrama.
Cornago, O. (septiembre de 2009). ¿Qué es la teatralidad? Agenda Cultural Alma Mater. Recuperado de https://revistas.udea.edu.co/index.php/almamater/article/view/2216/1788
Cornut, G. (2010). La voz. México DF, México: Fondo de Cultura Económica.
Fernández, J. (2008). Pedagogía del humor. En A. Rodríguez (eds). El valor terapéutico del humor (pp. 65-92). Bilbao, España. Desclée De Brouwer.
Ferrer, V. y Bosch, E. (2013). Del amor romántico a la violencia de género. Para una coeducación emocional en la agenda educativa. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación de Profesorado, 14(1), 105-122. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/567/56726350008.pdf
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2008). Metodología de la investigación. México D.F., México. Editorial Ultra.
Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. (2019). Encuesta Nacional sobre Relaciones Familiares y Violencia de Género contras las Mujeres – ENVIGMU. Quito. Ecuador: INEC.
Kaufman, M. (2002). Rompiendo los nexos entre masculinidad y violencia. En A. Rincón (eds). Congreso Internacional: Los hombres ante el nuevo orden social (pp. 123-134). Bilbao, España: Industrias Gráficas Marcal.
Krishnamurti, J. (1950). La educación y el sentido de la vida. Recuperado de: http://www.jiddu-krishnamurti.net/es/educacion-y-significado-vida/
La Hora. (23 de mayo del 2019) Embarazo o los estudios, reto de las adolescentes. La Hora. Recuperado de https://www.pressreader.com/ecuador/la-hora-esmeraldas/20190523/281487867817142
Lozano, R. (2016). Cuerpos para el conocimiento y escenas pedagógicas. En E. Fediuf y A. Prieto (eds). Corporalidades Escénicas (pp. 149-159). Veracruz, México: Universidad Veracruzana.
Pavis, P. (1998). Diccionario del Teatro. Barcelona, España: Paidós.
Rahier, J. (1999). Mami qué será lo que quiere el negro. En E. Cervone y F. Rivera (eds). Ecuador Racista. Imágenes e Identidades (pp. 73-110). Quito, Ecuador: Flacso.
Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo. (2014). Estrategia Nacional para la Igualdad y la Erradicación de la Pobreza. Quito-Ecuador. Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo.
Unfpa. (2020). Consecuencias socioeconómicas del embarazo en adolescentes en Ecuador. Implementación de la metodología para estimar el impacto socioeconómico del embarazo y la maternidad adolescentes en países de América Latina y el Caribe – Milena 1.0. Quito-Ecuador. Fondo de Población de las Naciones Unidas.
Urbina, J. (2019). Fundamentación del Laboratorio de Ciencias Sociales como medio didáctico de aprendizaje. Revista Estudios Culturales, 12(23), 169-183. Recuperado de http://servicio.bc.uc.edu.ve/multidisciplinarias/estudios_culturales/num23/art10.pdf