NEOVANGUARDIAS CINEMATOGRÁFICAS O UN ALCANCE INTERTEXTUAL DE LA POSMODERNIDAD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Las vanguardias artísticas de inicios del siglo XX han influenciado de manera directa a todo el acontecer artístico de la actualidad, incluyendo el cinematográfico, que los ha adoptado como parte de la característica intertextual de la posmodernidad. El objetivo del presente estudio es realizar una aproximación al fenómeno de las neovanguardias cinematográficas, utilizando para ello el método teórico descriptivo, con el cual se perfilan las características definitorias de las neovanguardias en el cine y se realiza un análisis pormenorizado del neodadaísmo, neocubismo, neosurrealismo, neoexpresionismo y neofuturismo.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalhes do artigo
Responsabilidade dos autores:
São responsáveis pelas ideias e dados recopilados nos manuscritos, pela fidelidade da informação, pela correção das citações, pelos direitos para publicar qualquer material incluído no texto pela apresentação do manuscrito no formato requerido pela Revista (arquivo web). Um manuscrito enviado a CHAKIÑAN não deve estar publicado com anterioridade, nem mesmo haver sido apresentado da mesma forma a outro meio de publicação.
Direitos do Autor:
Os artigos publicados não comprometem necessariamente o ponto de vista da REVISTA CHAKIÑAN. A revista se alinha a política da licencia de Creative Commons Reconocimiento-No comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Cada autor conserva o direito sobre o artigo pulicado na Chakiñan.
Declaração de privacidade
Os dados pessoais e endereços de e-mail inseridos nesta revista serão usados exclusivamente para os fins declarados na publicação e não estarão disponíveis para nenhum outro objetivo ou pessoa
Como Citar
##plugins.generic.shariff.share##
Referências
Bréchon, R. (1971). Sobre arte, técnica, lenguaje y política. Lisboa: Reloj de agua.
Durán, M. (2009). La máquina cinematográfica y el arte moderno. Relaciones entre la fotografía, el cine y las vanguardias artísticas. Bogotá, Colombia: Pontificia Universidad Javeriana.
Díaz de Quijano, F. (17 de febrero de 2016). Cien años de Dadá, la vanguardia que cambió el siglo XX. El Cultural. Recuperado de https://elcultural.com/Cien-anos-de-Dada-la-vanguardia-que-cambio-el-siglo-XX
Fernández, C. (2010). El cine en las vanguardias: esperanto visual de la Modernidad. Área Abierta, (26), 1-18. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/38810581.pdf
Foster, H. (2001). El retorno de lo real. La vanguardia a finales de siglo. Madrid, España: Akal.
Foucault, M. (1966). Las palabras y las cosas. París, Francia: Gallimard.
Hoberman, J. (2001). Tras el cine de vanguardia. En Wallis, B. (ed.). Arte después de la modernidad. Nuevos planteamientos en torno a la representación. Madrid, España: Akal.
Keska, M. & López, D. (2009). El concepto de vanguardia y neovanguardia en el cine y en el arte contemporáneo. El arte del siglo XX, 425-434.
Kuspit, D. (1994). The cult of the avant-garde artist. Londres, Inglaterra: Universidad de Cambridge.
Lipovetsky, G. (1998). La era del vacío. Ensayos sobre el individualismo contemporáneo. Barcelona, España: Anagrama.
Lista, G. (2001). Cinema e fotografia futurista. Milán, Italia: Skira
Muñoz, M. (1991). El laberinto expresionista. Madrid, España: Molly Editorial.
Sers, P. (1997). Sur dada - essai sur l’experiénce dadaïste de l’image. Entretiens avec Hans Richter. Paris, Francia: Jacqueline Chambon.
Sangro, P. (2015). Las vanguardias artísticas del siglo XX y su contribución teórica en la definición exhibicionista de la naturaleza del cine. Anagramas, 14(28), 67-82.
Tavares, M. (2010). Comprender el cine: las vanguardias y la construcción del texto fílmico. Comunicar, XVIII(35), 43-51.
Vásquez, A. (2005). La crisis de las vanguardias artísticas y el debate modernidad-postmodernidad. Arte, Individuo y Sociedad, 17, 133-154.